Lei 13.465/17 – Novas regras para Usucapião Extrajudicial

651

Direito Imobiliário: Usucapião.

Publicada em julho de 2017, a Lei de Regularização Fiduciária Urbana e Rural, Lei nº 13.465/2017, trouxe algumas mudanças importantes. Dentre elas, uma que modifica significativamente as regras de usucapião extrajudicial.

A usucapião extrajudicial é uma novidade introduzida pelo Novo Código de Processo Civil. Com base no artigo 1.071, a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73) passa a ser acrescida do artigo 216-A, que regula o procedimento do usucapião a ser requerido perante o oficial de registro de imóveis.

Dentre as alterações trazidas, prevê o silêncio como “concordância”, ou seja, o silêncio dos titulares de direitos sobre o imóvel usucapiendo ou dos confinantes, após notificação, passa a ser interpretado como concordância à usucapião.
Portanto,os titulares de direitos sobre o imóvel usucapiendo terão que agir para evitar a usucapião extrajudicial, devendo manifestar consentimento expresso em quinze dias, interpretado o silêncio como concordância.

Outra mudança importante, passou a permitir a notificação por edital dos titulares de direitos sobre o imóvel usucapiendo ou dos confinantes quando estes não forem encontrados para a notificação por edital.

A nova lei definiu, ainda, que, caso o imóvel usucapiendo, seja unidade autônoma de condomínio, bastará a notificação do síndico, sem a necessidade de notificar todos os demais condôminos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.